7 Dicas para quem quer realizar eventos corporativos com baixo orçamento

Escrito por: Raul Costa

 

Um dos desafios das empresas é o baixo orçamento para realizar os eventos previstos. Pelo menos, é esse o ponto de vista da equipe responsável pela produção do evento, mas com certeza não é o pensamento dos acionistas da empresa.

Na verdade não existe baixo orçamento ou alto orçamento. Existe sim duas necessidades básicas, que são a de produzir o evento, e de se fazer sempre o Mais por Menos.

Pensando nisso, listamos abaixo 07 dicas para você realizar um evento com baixo orçamento.

 

01) Criatividade Colaborativa:

Com certeza na sua empresa, existem muitas pessoas criativas, que podem dar ideias que agreguem ao evento, geralmente essas ideias tendem a conter em seu propósito, desejos e anseios dos colaboradores. Utilize essas ideias, sempre que possível. Além de você estimular a participação dos colaboradores, você aumentará o engajamento e não precisa pagar pela criatividade de algum fornecedor.

 

 02) Parcerias:

Firmar parcerias em eventos com fornecedores, palestrantes e atrações é sempre uma forma de tornar seu evento mais barato. Se você tiver um garoto propaganda contratado, por exemplo, que tal convida-lo para ser o Mestre de Cerimonia do evento, com certeza terá um preço muito mais competitivo, podendo até ser de graça essa participação especial. Outra parceria pode ser com fornecedores que trabalham com sua empresa o ano inteiro, peça uma participação especial em um determinado evento, negociando por exemplo: Um DJ conhecido por preços mais baratos, quem sabe a sobremesa poderia ser uma bonificação do seu buffet mais presente durante o ano. A empresa de decoração poderia lhe dar o lounge de entrada de seu evento, enfim seja criativo e aproveite, sem abusar claro… Com certeza seus fornecedores terão o prazer de colaborar de alguma forma.

 

03) Planejamento:

Tudo que é feito com antecedência, tem custo menor. Apesar das empresas saberem disso, os eventos têm se tornado mais caros pelos prazos apertados para a produção. Se no início do ano, você já sabe que terá o evento de confraternização em dezembro, já pesquise e feche o local, o preço pode chegar até a 30% menor que se você fechar com 2 meses de antecedência.

 

04) Talentos Internos:

Aproveite os talentos internos: Sempre existe um cantor, alguém que toca bateria, guitarra e outros instrumentos na sua empresa, assim como atores e outros talentos. Que tal convida-los para tocar no show, ou grafitar, ou mesmo fazer um stand-up comedy? Além de envolve-los, seu custo não contará com cachê do artista.

 

05) Mais por Menos:

Alugue – não compre.

Empreste – não compre.

Reutilize – não produza.

Use a Tecnologia – não imprima roteiros, convites e curriculuns

 

06) Carona Solidária:

Estimule a carona solidária entre os convidados, economizando com transporte.

 

07) Presentes e brindes:

Pense em presentes e brindes que tenha utilidade também depois do evento. Prefira embalagens reaproveitáveis (bolsas, ecobags). Evite embalagem de plástico ou papel que apenas envolve o presente. Use presentes que o funcionário possa usar no dia-a-dia no trabalho, além de ser mais durável, você pode colaborar até com o bem estar dele dando, por exemplo, almofadas para colocar na cadeira.

 

E além dessas dicas, tem a que considero a mais importante. Seja Criativo – Inove, Experimente coisas novas, seja Colaborativo.

Espero que eu tenha lhe ajudado a despertar o interesse em continuar realizando eventos importantes, mesmo que o orçamento seja aquém do que você gostaria.

Para realizar eventos cada vez mais criativos, conte conosco. Será um prazer atende-lo.

Clique aqui para falar diretamente comigo.

 

Um abraço

Raul Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>