Por que sua empresa precisa pensar em Live Marketing e não somente em Marketing Promocional?

Escrito por: Raul Costa

 

Antes de entrarmos nas razões por que escolher realizar uma ação de Live Marketing e não apenas de Marketing Promocional, vamos as definições.

Segundo a AMPRO (Associação do Marketing Promocional) Live Marketing se define pelas atividades de marketing que proporcionam interlocução viva entre marcas e pessoas, provocando compreensão diferenciada de produtos, serviços e marcas. Estimula e provoca, através das experiências sensoriais. Promove as melhores experiências de marca que qualquer outra atividade de marketing pode proporcionar e gera o maior engajamento nas pessoas. É o Branding vivo e em cores.

Já para o Marketing Promocional, encontramos a seguinte definição:                                                        Marketing Promocional é comunicação de marca com objetivo de incrementar a percepção de seu valorpor meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos e serviços.

A partir daí, podemos pensar em como a empresa quer impactar seus consumidores. Se temos o objetivo de interagir com ele e obter respostas que agregam ao nosso negócio, é importante que seja escolhida a ferramenta ideal.

O Live Marketing é mais abrange que o Marketing Promocional, que não deixou de existir, ele apenas passa a ser uma das atividades e ferramentas do Live Marketing, assim como Eventos, Trade Marketing, Ações on-Line e Incentivos.

Quando estamos “ao Vivo”, as ações envolvem o consumidor, independente da ferramenta promocional utilizada, valorizando essa experiência da marca, produto ou serviço, com resultados imediatos.

Tony Coelho afirma que o Live Marketing é baseado em ações vivas, sem segunda chance para fazê-las ou a publicação de erratas, tipo: “desculpem o som do show de ontem na praia ter falhado, o que impossibilitou o público de ouvir todas as canções da banda e o jingle do patrocinador. Para compensar, daremos um cd de presente pra quem foi…” Infelizmente, no nosso mercado se errou, ou conserta na hora, ou… não tem ou, não tem outra chance…

Quando dá certo, medimos o resultado pela quantidade de arrepios, sorrisos e lágrimas que conseguimos provocar. Quando isso acontece, estamos falando de uma disciplina sem replay, que se inspira no ‘ao vivo’, naquilo que é para ser vivido uma única vez – feito para aproximar pessoas e marcas.

Portanto, quando for pensar em ações e campanhas que demandem interações ao vivo como campanhas de incentivo, ativações, em especial no ponto de venda, mas também em shows e demais eventos, além de ativações através de mídias em redes sociais, aplicativos para smartphones, dentre outros, você está pensando em Live Marketing.

E se sua conclusão for realizar Ações ao Vivo, nós podemos lhe ajudar a ser efetivo, afinal com jargão de Fausto Silva, “quem sabe faz ao Vivo”.

Para falar diretamente comigo, entre em contato clicando aqui.

Abraços,

Raul Costa

3 comments on “Por que sua empresa precisa pensar em Live Marketing e não somente em Marketing Promocional?”

  1. Flavia Inácio Responder

    Artigo bastante esclarecedor para o pessoal da área e também para aqueles que estão ingressando agora neste mercado. Conheço o trabalho da Conne e equipe que além de competentes, sempre muito comprometidos com seus clientes.
    Parabéns!

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